terça-feira, 16 de outubro de 2012

ARTE/Conceito e Tipos

A arte é a capacidade do homem de criar, transmitindo suas ideias, sensações e sentimentos, utilizando diferentes formas de comunicação.


A arte desenvolve no ser humano a sensibilidade, a imaginação e a percepção, além de propiciar conhecimento artístico, apreciação e reflexão sobre diferentes culturas, podendo ser: visuais, musicais, simbólicas, teatro, dança, etc. A arte é toda manifestação cultural de um povo, correspondente à música, pintura, artesanato, dança, escultura, folclore, etc.
Também pode ser conceituado como: criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. 
É um conjunto de procedimentos que utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Se apresenta sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais), hoje alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se.

Tipo de Arte
Conceituação
AbstracionismoEstilo de pintura que não representa o tema de acordo com a realidade do artista no emprego das cores, formas e texturas.
ArquiteturaArte de projetar e construir diferentes tipos de construções, com espaços organizados para diversas atividades humanas.
ArtesanatoArte de confeccionar peças e objetos manualmente ou sem o uso de máquinas sofisticadas.
CaricaturaArte de traços característicos e bem acentuados que representam pessoas ou situações de uma forma humorística.
CerâmicaArte de fabricar peças com louças, vasos e estátuas em argila (barro), cerâmica e elementos minerais.
Concretismo
Arte caracterizada pelo uso de figuras geométricas e outras formas organizadas e não, originadas de modelos naturais.          
EsculturaArte com técnica de representar figuras em três dimensões (largura, altura, comprimento) esculpidas ou pela combinação de elementos.
Figurativismo Arte em pinturas de objetos e figuras com formas naturalmente reconhecíveis.
ImpressionismoMovimento artístico (séc. XIX) que tinha por base captar as impressões de luz, cor e forma, por meio de técnicas livres e pessoais de empregar os materiais de pintura, diluindo contornos e abolindo tons sombrios.
ModernismoMovimento de renovação artística (séc. XX). No Brasil diretamente está ligada à Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, com a participação de poetas, artistas plásticos e músicos, quando foram adotadas as raízes da cultura brasileira.
MosaicoMosaico é um trabalho de decoração feito de fragmentos sem aparentemente nada em comum entre si. Estes cacos ou tecelãs - que podem ser de vidro, pedra, conchas, cerâmica, porcelana, etc - são colados em uma superfície sólida, deixando-se um pequeno espaço entre eles. Quando um mosaico está pronto obtêm-se uma identificação de sua unidade onde podemos reconhecer uma imagem ou um desenho abstrato. Esta técnica tem sido utilizada desde 3.500 AC para decorar e expressar os sentimentos humanos. É uma técnica maravilhosa onde se pode utilizar desde o mais simples até o mais luxuoso dos materiais. O mosaico sempre fascinou as pessoas e, com sua natural versatilidade, pode ser utilizado em uma vasta gama de objetos decorativos. Prático, bonito, resistente, durável, mágico, impressionante
RupestreA arte rupestre ou parietal (pintura pré-histórica), caracterizada por pinturas encontradas, em 80% das vezes dentro de cavernas, representando desenhos rústicos de animais, pessoas e símbolos.
ExpressionismoO Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, "expressando" sentimentos humanos, movimento que caracteriza expressão de intensas emoções que denunciam os enfoques da vida social.
PopPop Art é uma abreviação do termo inglês "popular art "( arte popular ). Não significa arte feita pelo povo, mas produzida para o consumo de massa.
Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos.
Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras. 
Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. 






Nenhum comentário: