sábado, 23 de março de 2013

Música - Alimento para MENTE e ALMA


Música, alimento da alma e da mente.

Que consequências positivas pode haver no processo de aprendizagem com música?

A combinação de sons e silêncio, de melodias, harmonias e ritmos, desde os tempos primórdios, encantam, embalam e contam as culturas das diversas sociedades no decorrer da história. Estudos arqueológicos não podem descrever com precisão a data estimada do surgimento da música como forma de interação social, no entanto é estimado que, pelo desenvolvimento cognitivo do ser humano, os primeiros instrumentos musicais que objetivavam imitar os sons da natureza surgiram há cerca de 40.000 anos atrás, juntamente com o desenvolvimento da língua falada e do canto, com o intuito de comunicação.

A música, durante toda a história, aparece presente em rituais de naturezas diversas: culto aos deuses, à natureza, em casamentos, em nascimentos e falecimentos. Ela também embalava o trabalho no campo, o sono e as brincadeiras das crianças, embalava as interações socioculturais e harmonizava os momentos de ócio. Para Sílvio COSTTA, autor do livro “Como contar histórias usando sons”:

Dança de Cogul. Imagem encontrada em Cogul, Espanha. Mostra a dança das mulheres em torno de um homem nu.

“A música foi criada para expressar sentimento e impressões, e ainda é assim.” (COSTTA,2008, pag.37)

Povos antigos acreditavam que o som fazia parte do equilíbrio espiritual, do todo, sendo assim a audição sentido fundamental para a ligação do homem e do mundo. Crendices à parte, fato importante é que a música, em geral, possui a capacidade de interferir no comportamento emocional humano, isso porque as vibrações do som (ondas sonoras) ao adentrarem o ouvido, se encontram com os nervos auditivos e se transformam em impulsos químicos e nervosos que são registrados pela área do cérebro que normalmente é estimulada pelas emoções; uma vez detectados pelo cérebro, os impulsos são, imediatamente, direcionados para todo o corpo. Tore Sognefest, músico profissional, pianista e colaborador do livro “O CRISTÃO e a MÚSICA ROCK”, baseando-se em estudos científicos a cerca do assunto afirma que:

“... o impacto da música no sistema nervoso e as mudanças emocionais provocados direta ou indiretamente pelo tálamo, afetam processos tais como a frequência cardíaca, a respiração, a pressão sanguínea, a digestão, o equilíbrio hormonal, o humor e as atitudes.”

O tálamo, conjunto de vários núcleos de neurônios localizados no encéfalo que têm como principal função reorganizar os estímulos recebidos, inclusive os impulsos sonoros, também são responsáveis pelo controle das glândulas endócrinas:
“o hipotálamo controla as excreções da glândula tiroide, o córtex adrenal e as glândulas sexuais. Assim, ele influencia a velocidade do metabolismo... bem como também a produção de hormônios sexuais... O hipotálamo tem um efeito marcante na liberação das respostas autônomas provocada pelo medo, raiva, e outras emoções.” (GRIFFITHS, M.; Fisiologista)

A partir dos fatos explícitos concluímos que a música é capaz de provocar efeitos fisiológicos e emocionais nos ouvintes. Voltemos agora para Aristóteles; segundo este, a música aplicada à educação, através de suas melodias e ritmos, teria o poder de moldar o espírito dos jovens. Concorda com ele o filósofo Platão, de quem Aristóteles fora discípulo: “A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Para Aristóteles, a música contribui para a constituição do senso moral, auxilia na aquisição da virtude e habitua o homem a gozar prazeres justos porque a música é, por natureza, agradável. Desta forma, a música alimenta a alma!

A música gera um tipo de prazer sem o qual a natureza humana não pode passar. (Confúcio)
Em suas teorias acerca da educação, Aristóteles explora ainda a “dimensão poética”, ação criadora estética de beleza. Aristóteles insere a poética como parte insolúvel da arte: ação criadora intelectual acoplada a conhecimento técnico que objetiva suprir as carências da natureza. Inseridos na dimensão poética pregada por Aristóteles encontram-se, não somente as belas artes, como também atividades que, definitivamente, complementam a natureza: trabalhos artesanais, de arquitetura, alimentação, de cuidados para com a saúde e etc. No entanto, para este trabalho, nos concentraremos na produção de poesia, a criação literária intelectual que busca e exprime a essência de si e o conhecimento de mundo.

“O homem, com ajuda da poesia e da educação, toma em suas próprias mãos o funcionamento da natureza e age em seu lugar, num nível superior.” (HOURDAKIS, 2001, PAG 70)

Entende-se por poesia toda a criação literária esculpida em versos, e, quando há união entre música e poesia, som e letra, o resultado é, além de alimento para alma, alimento para mente, isso porque a mente passa a trabalhar com o concreto, com a materialização das ausências tecida através das palavras.

Durante muito tempo a música era composta somente pela harmonia instrumental, o canto não era a ela incorporado, instrumentos de corda, sopro e percussão eram os únicos meios de produção musical. Ao poucos o universo das palavras foram sendo inseridos no contexto musical, primeiro utilizando a música como pano de fundo para narrativas líricas e para as encenações teatrais, posteriormente acopladas à partitura. A música se torna então poesia, ou a poesia se torna música, independente da ordem dos fatores, o interessante se dá pelo fato da arte literária ter fundido a arte instrumental e assim, juntas, propiciarem o alimento para alma e mente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Αѕ soon аѕ they end up acquaintances, they
will eхρесt familiarity, but not аs well substаntially
right untіl then. The publican oгԁered Daisy, his barmaiԁ, to соnνey some сelebratory
mіxed drinkѕ. The landfill prolonged the агea so іt can bе implemented to build uρ on.


Fеel free to surf to my blog post: how to use a pizza stone on a gas grill